Flora dos Açores

O Arquipélago dos Açores (36-39ºN, 25-31ºW) situa-se a cerca de 1,450 Km Oeste de Portugal Continental e tem de área terrestre 2,333 Km2. É constituído por nove ilhas de origem vulcânica, formando três grupos (grupo oriental - São Miguel, Santa Maria; grupo central - Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e grupo ocidental - Flores e Corvo) e o ponto mais alto situa-se na ilha do Pico a 2,351 metros.

Os Açores fazem parte da zona biogeográfica chamada Macaronésia, que inclui os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde, as ilhas Selvagens e uma franja da costa ocidental de África. A sua flora tem uma diversidade elevada e o número de endemismos é muito considerável pois são uma relíquia do que resta de uma vegetação que remonta à Era Terciária, que desapareceu em quase todo o continente europeu devido às glaciações ocorridas no final do período terceário. O botânico Philip Baker (1860) utilizou inicialmente o nome Macaronésia para incluir os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

As ilhas foram colonizadas pelo homem nos finais do séc. XV e o coberto vegetal foi consideravelmente alterado desde então. A destruição de grandes áreas de floresta primitiva (dominada por Laurus azorica e Juniperus brevifolia) para aumentar as áreas de pastagens, bem como a introdução de plantas exóticas e invasoras, tais como por exemplo: Pittosporum undulatum (incenso), Hedychium gardnerarum (roca), Carpobrotus edulis (chorão), Arundo donax (cana), Clethra arborea (folhado) e Hydrangea macrophylla (hortência), vieram aumentar ainda mais as ameaças à flora natural e endémica do arquipélago, flora esta que, à excepção de pequenas, mas importantes manchas de vegetação, se encontra confinada a lugares inacessíveis.

Flora vascular endémica dos Açores

Outras espécies de flora vascular Açoriana

Algumas espécies que foram intoduzidas para ornamentação e protecção de culturas, ao se evadirem tornaram-se pragas e ameaças à flora endémica e indígena dos Açores.

 

Outras ligações interessantes no mundo da flora:

CODE FLORA EUROPAEA
ATLAS FLORAE EUROPAEAE
FLORA EUROPAEA
The International Plant Names Index (IPNI)