> english version 
CEPROPESCA - Certificação e Promoção de Pescarias e Produtos de Pesca Açorianos
 
 

A PESCARIA DEMERSAL AÇORIANA

A pesca nos Açores remonta há vários séculos e podemos dizer que sempre existiu, desde que os homens chegaram às ilhas. Desde esta altura a pescaria demersal açoriana tem vindo a sofrer um grande desenvolvimento e evolução.


HISTÓRIA

Durante o desenvolvimento da pescaria demersal dos Açores podem ser identificadas três fases distintas.

A primeira fase é considerada uma fase de desenvolvimento. Prolonga-se até ao final dos anos 60 e é caracterizada por uma frota artesanal que opera junto à costa das ilhas. Esta frota era composta por pequenos barcos de boca aberta (<12m de comprimento), a maior parte dos quais sem motor, pescando com linhas de mão em águas pouco profundas.

A segunda fase, considerada a fase de crescimento. Começou nos anos 70 e prolongou-se até ao início dos anos 90. Nesta fase ocorreu a introdução generalizada dos barcos motorizados. O aumento das capturas deveu-se sobretudo ao aparecimento de novos mercados, aumento do valor do pescado, introdução de barcos mais modernos, melhor formação profissional dos pescadores e à introdução do palangre de fundo, permitindo a expansão da pescaria para águas mais profundas, bancos e montes submarinos, tal como o alargamento da época de pesca.

A terceira fase, desde 1992 até aos dias de hoje, corresponde à fase mais explorada da pescaria. É caracterizada pelo aumento do conhecimento acerca do comportamento das espécies, (ex. Distribuição por área, profundidade e temporal), da tecnologia de pesca e das técnicas, por parte dos pescadores, resultando num aumento da eficiência de captura.

-----

ARTES DE PESCA

 
.
         
 
site design: emmanuel arand - doublefishdesigns.com  -  fish illustrations: les gallagher - www.fishpics.info