> english version 
CEPROPESCA - Certificação e Promoção de Pescarias e Produtos de Pesca Açorianos
 
 

NOTÍCIAS

Atum capturado nos Açores e processado em São Jorge entre os mais sustentáveis do mundo, de acordo com a Greenpeace

Em Julho de 2010 a Greenpeace Austrália publicou mais uma edição do “Canned Tuna Guide”, onde o consumidor pode encontrar informação acerca das marcas de conservas de atum disponíveis no mercado australiano, nomeadamente, quais as marcas aconselhadas pela sua sustentabilidade e aquelas cujas espécies de atum utilizadas estão sobreexploradas ou utilizam artes de pesca destrutivas.
Das 12 marcas avaliadas apenas uma obteve uma pontuação acima dos 70%, valor a partir do qual se considera que o nível de sustentabilidade é Bom. Com uma pontuação de 86% a marca inglesa Fish-4-Ever ocupa o primeiro lugar desta lista, seguida da marca Aldi, com uma pontuação de apenas 57%.
Entre a gama de produtos comercializados pela Fish-4-Ever encontra-se o “Bonito dos Açores ao Natural”, capturado nos Açores, com arte de salto-e-vara, e processado na Fábrica de Santa Catarina, na Calheta, em São Jorge. A marca Fish-4-Ever, no que respeita à origem do pescado que comercializa, tem uma das mais exigentes políticas de sustentabilidade do mundo e é a única marca de conservas do Reino Unido com uma abordagem às grandes questões ambientais que hoje em dia se levantam.
A conserveira Santa Catarina é parceira do Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA), gerido pelo Centro do Imar da Universidade dos Açores, desde 1998. Nos últimos anos tem desenvolvido uma relação cada vez mais estreita com o Programa, ostentando nos seus produtos as certificações de sustentabilidade que o mesmo garante todos os anos para a frota atuneira da região – “Dolphin Safe” e “Friend of the Sea”.

I Congresso Internacional do Atum

Nos dias 25 e 26 de Outubro, irá decorrer em Ponta Delgada (Hotel Royal Garden), o I Congresso Internacional do Atum. Estarão presentes várias individualidades ligadas ao sector das pescas, nomeadamente à exploração e comercialização de tunídeos, entidades governamentais e não governamentais e investigadores, destacando-se a presença dos colegas , Ricardo Serrão Santos (que irá realizar a primeira palestra do encontro intitulada “Uma parceria para a promoção da sustentabilidade das pescarias de tunídeos nos Açores” ) e João Gil Pereira (que apresentará uma palestra intitulada “O futuro das pescarias de tunídeos nas Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia).
O colega Miguel Machete estará também presente no evento.
> programa (pdf, 512 Kb)

Eating Sustainable Seafood - Three Tips to Steer Clear of Fisheries Collapse
The world’s fish populations are increasingly endangered from overfishing, pollution, and overconsumption.
A study late last year reported that major fish species, including tuna, scallops, lobster, and flounder, could be effectively extinct by the middle of the century. But fishery collapses are not inevitable, says Brian Halweil, senior researcher at the Worldwatch Institute.
> leia mais...

Projecto CEPROPESCA presente na “III Feira do Mar e das Pescas” em Ponta Delgada
Decorreu em Ponta Delgada, entre os dias 14 e 17 de Setembro, mais uma edição da “Feira do Mar e das Pescas”, evento organizado pela Cooperativa “Porto de Abrigo”, em parceria com a Associação Marítima Açoreana e a Câmara do Comercio e Indústria de Ponta Delgada.
Desde a sua primeira edição que este evento pretende ter um papel fulcral no apoio ao desenvolvimento socio-económico do sector da pesca e das actividades afins, registando-se uma crescente procura por parte de empresas e visitantes. Tratando-se de uma feira de dimensão regional, é uma excelente oportunidade para exposição, demonstração e comercialização de produtos e serviços de empresas locais, regionais e nacionais, na área do mar e sobretudo das pescas.
O Departamento de Oceanografia e Pescas / Centro do IMAR da Universidade dos Açores esteve presente neste evento, contando esta presença com uma aposta muito forte na promoção e divulgação das pescarias artesanais e sustentáveis que se praticam na região, bem como dos produtos que dela resultam. Esta promoção e divulgação é um dos principais objectivos do projecto CEPROPESCA, no âmbito do qual foram produzidos variados artigos promocionais do “Peixe dos Açores”, que estiveram à disposição dos visitantes durante os quatro dias da feira. A afluência ao espaço do DOP/IMAR foi grande ao longo dos dias, tendo sido uma excelente oportunidade para a sensibilização das pessoas para a temática da exploração sustentável dos oceanos, em especial pela pesca. Os artigos promocionais, principalmente o “Guia do Consumidor dos Peixes Açorianos” e o folheto “Peixe dos Açores”, tiveram uma grande procura, tendo sido muito bem recebidos e elogiados pelos visitantes que acorreram ao local. Deu-se mais um passo importante na promoção junto dos consumidores e público em geral das pescarias artesanais e sustentáveis que se praticam nas ilhas dos Açores.

European Seafood Exhibition 2006
O Departamento de Oceanografia e Pescas e a Direcção Regional das Pescas, no âmbito do projecto CEPROPESCA, estarão presentes na “European Seafood Exhibition” deste ano, que irá decorrer em Bruxelas, de 9 a 11 de Maio.
Esta feira é o maior certame de promoção de produtos do mar a nível mundial, atraindo participantes de mais de 100 países e milhares de visitantes durante os três dias.
O CEPROPESCA, em conjunto com outras entidades ligadas à pesca nos Açores, nomeadamente a Associação “Porto de Abrigo”, a Federação das Pescas dos Açores, a Associação de Conserveiros de Peixe dos Açores – “Pão do Mar”- e a Lotaçor, apostará fortemente na promoção das nossas pescarias e dos seus produtos, dando especial ênfase à certificação ambiental e ao carácter sustentável das mesmas assim como à elevada qualidade do peixe capturado nas nossas águas. Espera-se com esta presença levar esta informação a um grande número de entidades e empresas, abrindo novas portas para a comercialização do pescado dos Açores, em mercados cada vez mais exigentes, onde os consumidores estão particularmente alerta para os problemas ambientais.
Para mais informações: www.euroseafood.com

-----

EVENTOS

European Seafood Exposition 2007 - Bruxelas, 24 a 26 de Abril 2007 - >info

ESE 07 - IRC Brokerage Event - Bruxelas, 25 e 26 de Abril 2007 - > info

 
.
         
 
site design: emmanuel arand - doublefishdesigns.com    illustrations: les gallagher - www.fishpics.info