ROGÉRIO FERRAZ
 

NOME: Rogério Ribeiro Ferraz

DATA DE NASCIMENTO: 21 de Março de 1975

FILIAÇÃO: Manuel Gonçalves Ferraz & Emilia da Silva Ribeiro Ferraz

NACIONALIDADE: Portuguesa.

B. I. N.º: 10 649 611; Emissão 11/10/2000, Lisboa;

N. I. F.: 210 303 581

Passaporte: F - 315539

CÉDULA PROFISSIONAL: 1829; Validade: 01/2003

ESTADO CIVIL: Casado.

SITUAÇÃO MILITAR: Incorporado na reserva territorial a 1/12/1998.

 


SITUAÇÃO PROFISSIONAL ACTUAL:

Contratado pelo Instituto do Mar - IMAR, no âmbito do protocolo entre a Direcção Regional das Pescas dos Açores e este instituto no âmbito da monitorização dos recursos de invertebrados.

ENDEREÇO PROFISSIONAL:
Departamento de Oceanografia e Pescas, Universidade dos Açores, PT 9901-862 - Horta, Faial, Açores;
TEL.: (+351) 292 200 400;
FAX: (+351) 292 200 411;
E-MAIL: ferraz@horta.uac.pt

ENDEREÇO PESSOAL:
Rua de São Paulo, n.º 11. 9900-133 Horta;
TEL.: (+351) 966 154 094

HABILITAÇÕES:
1 - Académicas:
1992/93
Terminou o Ensino Secundário (12º ano) na Escola Secundária António Gedeão - Cova da Piedade, com a média final de 14 valores, e ingressou no Curso de Biologia Marinha e Pesca na Universidade do Algarve.

1997/98
Concluiu a licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, com a classificação de 13 valores.

1997/98
Realizou o Estágio Curricular, no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, sob a orientação do Doutor Pedro de Conte Barros e de Dr. Gui Menezes, tendo obtido a classificação final de 19 valores.

2002/...
Encontra-se a realizar o Curso de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfia do Instituto de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa.

2- Outras
Conhecimentos de Informática (ao nível do utilizador):
Windows 3.x, 9x e 2000, Mac OS 9x e 10, Microsoft Office 3.x, 9x, 2000, Adobe Photoshop, Procite, Internet Explorer, Dreamweaver, FreeHand, Quark Xpress.

Línguas estrangeiras (l - leitura, c - conversação, e - escrita):
Inglês (l, c, e)
Francês (l, c)
Espanhol (l, c)

1997
Possui o Curso de Mergulho Desportivo Amador com Escafandro Autónomo, leccionado pelo Núcleo de Actividades Subaquáticas da Universidade do Algarve. E encontra-se filiado na Federação Portuguesa de Actividades subaquáticas n.º 4649, e na Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas n.º POR/F00/P2/2000/218.

1999
Realizou com aprovação um curso avançado em "Avaliação dos Recursos Pesqueiros" ministrado pelo Prof. Emigdio Cadima e o Doutor Manuel Afonso Dias no Departamento de Oceanografia e Pescas - Universidade dos Açores.
Frequentou o curso "Identificação de peixes cartilagíneos" leccionado pelo Dr. Matthias Stehmann, Institut fuer Seefishcherei (ISH), Hamburgo, Alemanha. DOP-UAç, Horta, 5-10 de Agosto.

2001
Obteve a carta de Marinheiro para embarcações de recreio a 24 de Março, no Clube Naval da Horta.
Obteve a carta de Patrão Local para embarcações de recreio a 21 de Abril, no Clube Naval da Horta.
Realizou com aprovação o Curso de Sistemas de Informação Geográfica aplicados às Ciências do Mar e aplicação utilizando o software "ArcGis". Curso ministrado pelo Doutor Mário Caetano, pela Dra. Cristina Seabra e Dr. Danilo Furtado, do Centro Nacional de Informação Geográfica, tendo obtido a classificação de 18 valores.

2002
Obteve com aproveitamento (92,5%) o Curso de Suporte Básico de Vida ministrado pelo Hospital da Horta entre os dias 5 e 6 de Junho, com a duração de 6 horas.

ACTIVIDADE PROFISSIONAL
1 - Projectos
1.1 - Participação

1998-2000
· Bolseiro do Instituto do Mar (IMAR) no âmbito do projecto de "Apoio cientifico à gestão dos pequenos Recursos costeiros de InVertebrados dos Açores - RIVA", coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos. Projecto financiado pela Direcção Regional das Pescas.

1999
· Participou na elaboração do projecto "Génese e Evolução das Fajãs da Costa Norte da Ilha de São Jorge (Açores): interdependência com as margens adjacentes". Projecto submetido para financiamento à Fundação para a Ciência e Tecnologia durante o processo Sapiens Proj99, coordenado pelo Doutor Francisco Fatela.

2000
· Coordenador executivo da Caracterização Marinha do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de São Miguel Feteiras - Lomba de São Pedro (POOC - São Miguel), coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos.
· Participou na elaboração do projecto MICA - Monitorização das populações de invertebrados costeiros comercialmente explorados nos Açores. Projecto submetido para financiamento à Direcção Regional das Pescas dos Açores, cuja resposta ficou adiada para futuro financiamento. Este projecto tem com coordenador científico geral o Doutor Ricardo Serrão Santos.

2001
· Gestor do banco de imagem e multimédia do Departamento de Oceanografia e Pescas (ImagDOP). Responsável pela manutenção das páginas de internet do Departamento de Oceanografia e Pescas (www.horta.uac.pt) e pela manutenção e apoio científico do Fórum Oceanos (www.pg.raa.pt/oceanos) página de internet financiada pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores dedicada à divulgação e resposta a questões ao público em geral sobre a vida nos Oceanos.
· Participou na elaboração e execução do projecto de investigação intitulado "Avaliação, gestão e monitorização de areias submersas do Faial, Pico e São Miguel"- GEMAS, coordenado pelo doutor Ricardo Serrão Santos. Projecto financiado pela Direcção Regional do Ordenamento e Recursos Hídricos dos Açores.

1.2 - Colaboração
1997
· Participou na amostragem de Cherne (Polyprion americanus) no âmbito do projecto de cooperação com o South Carolina Departement of Natural Resources "Stock struture in wreckfish, Polyprion americanus, determined by tagging and molecular genetics techniques (NA 57ff0290)", coordenado pelo Dr. Gui Menezes.

1999
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto MARE - Gestão Integrada de Zonas Costeiras e Marinhas dos Açores (LIFE98NAT/P/5275), coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos

2000
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto MARE - Gestão Integrada de Zonas Costeiras e Marinhas dos Açores (LIFE98NAT/P/5275), coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto ASIMOV - Advanced System Integration for Managing the coordinated operation of robotic Ocean Vehicles (MAS3-CT97-0092), coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos

2001
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto MAROV - Mapping of Marine Habitats of the Azores using Robotic Ocean Vehicles (PDCTM/P/MAR/15249/1999), coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos

2002
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto MAROV - Mapping of Marine Habitats of the Azores using Robotic Ocean Vehicles (PDCTM/P/MAR/15249/1999), coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto GEMAS - Avaliação, gestão e monitorização de areias submersas do Faial, Pico e São Miguel, coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos
· Participou nas saídas de campo no âmbito do projecto MareFish - Benefits of Marine Protected Areas: testing the theory with field experiments, coordenado pelo Doutor Ricardo Serrão Santos

2 - Docência
1998/99
· Colaborador da Doutora Ana Martins, na cadeira de "Oceanografia Biológica 2" do 4º ano do curso de licenciatura em Biologia, Ramo Biologia Marinha da Universidade dos Açores.
· Responsável pela orientação da parte prática do estágio intitulado "Contribuição para o estudo da biologia da craca dos Açores, Megabalanus azoricus (Pilsbry, 1916)". Trabalho submetido à Universidade do Algarve, pelo aluno João P. T. A. Regala no âmbito da licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, com a nota final de 19 valores.

1999/2000
· Formador no "Curso de formação na área das pescas e outras actividades marítimas", ministrado entre 2 e 7 de Dezembro à Polícia Marítima da Horta. Responsável pelos temas: Identificação de invertebrados; Pesca costeira - armadilhas, cofres e artes de apanha; Pesca desportiva.
· Colaborador da Doutora Ana Martins, na cadeira de "Oceanografia Biológica 2" do 4º ano do curso de licenciatura em Biologia, Ramo Biologia Marinha da Universidade dos Açores.
· Colaborador do dia aberto do "Departamento de Oceanografia e Pescas de Portas Abertas", realizado no âmbito da Semana de Ciência e Tecnologia, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

2000/2001
· Coordenador do dia aberto do "Departamento de Oceanografia e Pescas de Portas Abertas", realizado no âmbito da Semana de Ciência e Tecnologia, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
· Responsável pela orientação da parte prática do estágio intitulado "Exploração de lapa brava Patella ulyssiponensis aspera Röding, 1798 nas ilhas do Faial e do Pico do Arquipélago dos Açores, em 1998". Trabalho submetido à Universidade do Algarve, pelo aluno Tiago B.A. Castro no âmbito da licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, com a nota final de 17 valores.
· Colaborador da Doutora Ana Martins, na cadeira de "Oceanografia Biológica 2" do 4º ano do curso de licenciatura em Biologia, Ramo Biologia Marinha da Universidade dos Açores.
· Professor no Curso de Verão de 2001 da Universidade dos Açores, sendo responsável pela palestra sobre a vida marinha dos Açores.

2001/2002
· Responsável pela organização do ciclo de palestras sobre o a vida marinha e o mar dos Açores ao alunos da escola "Class Afloatä" embarcados a bordo do Navio Escola "S/V Concordia". Tendo ainda apresentado a palestra "Science in the web".
· Responsável pela orientação da parte prática do estágio intitulado " Efeitos da herbívoria de Patella spp. and Sphaerechinus granularis sobre comunidades de algas na Reserva Natural do Monte da Guia ". Trabalho submetido à Universidade do Algarve, pela aluna Catarina M. A. Alves no âmbito da licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, com a nota final de 18 valores.
· Responsável pela organização do ciclo de palestras sobre o a vida marinha e o mar dos Açores ao alunos da escola sueca "Danderyds Gymnasium" embarcados a bordo do Navio Escola "S/V VIDA". Tendo ainda apresentado as palestra "Azores Marine Research" e "VENTOX project".
· Professor no Curso de Verão de 2002 da Universidade dos Açores, tendo apresentado o filme "O mar dos Açores em imagens" sobre a vida marinha dos Açores.

3 - Campanhas Marítimas
· Participou na Campanha ARQAÇO 08P97 do N/I "Arquipélago", em Maio de 1997, tendo como coordenador Dr. Gui Menezes
· Participou na Campanha de Oceanografia FCA97C do N/I "Arquipélago" (Frente dos Açores), em Agosto de 1997, tendo como coordenador o Doutor Mário Alves
· Participou na Campanha ARQAÇO 10P99 do N/I "Arquipélago", em Julho de 1999, tendo como coordenador Dr. Gui Menezes
· Participou na Missão BANCOS 2002 no N/I "Arquipélago", entre 21 e 29 de Agosto, que visitou os Bancos D. João de Castro, complexo Formigas - Dollabarat e Baixa da Pedrinha em Santa Maria, tendo como coordenador o Doutor Ricardo Santos. Tendo sido o responsável pelo trabalho de estimação de biomassa de lapas e pela recolha de imagens de vídeo. Auxiliou ainda na captura de recrutas de várias espécies de peixe.

4 - Documentos Elaborados
4.1 - Teses Apresentadas
Ferraz, R. R. 1998. Avaliação do recurso de lapas - Patella ulysiponensis aspera e Patella candei candei - no arquipélago dos Açores. Relatório de Estágio na Licenciatura em Biologia Marinha e Pescas. Universidade do Algarve. 66 pp.

4.2 - Artigos Científicos
Ferraz, R. R. & J. M. Gonçalves. 2001. The exploitation of the clam, Tapes decussatus, in the Santo Cristo Lagoon, São Jorge, Azores, from 1991 to 1998. Arquipélago. Life and Marine Sciences. Supplement 2 (part B) : 49-56.
Ferraz, R. R., G. M. Menezes & R. S. Santos 2001. Limpet (Patella spp.) exploitation in the Azores, during the period 1993-1998. Arquipélago. Life and Marine Sciences. Supplement 2 (Part B): 57-63.

4.3 - Relatórios e Pareceres Diversos
Ferraz, R. R. & J. M. Gonçalves. 1997. Análise das capturas de amêijoas na Lagoa de Santo Cristo em 1997 e parecer para a emissão de licenças para 1998. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 6/97, 9 p.
Ferraz, R. R. & G. Menezes. 1998. Análise das capturas de Lapas nos Açores entre 1993 e 1997 e Parecer para a emissão de licenças para 1998. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 2/98, 16 p.
Ferraz, R. R. & J. M. Gonçalves. 1998. Análise das capturas de exploração experimental de ouriços-do-mar em 1998 e parecer para a exploração comercial para 1999. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 4/98, 11 p.
Ferraz, R. R. & J. M. Gonçalves. 1998. Análise das capturas de amêijoas na Lagoa de Santo Cristo em 1998 e parecer para a emissão de licenças para 1999. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 5/98, 7 p.
Ferraz, R. R., R. S. Santos, J. Gonçalves, G. Menezes, H. R. Martins, M. R. Pinho & G. Carreira. 1999. Relatório Científico de Actividades do Projecto RIVA - Apoio científico à gestão dos pequenos Recursos de InVertebrados dos Açores. Ano 1998. Arquivos do DOP, Série: Relatórios Internos n.º 1/99, 28 p.
Ferraz, R. R. & G. Menezes. 1999. Análise das capturas de Lapas nos Açores em 1998 e Parecer para a emissão de licenças para 1999. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 3/99, 19 p.
Ferraz, R. R. & J. M. Gonçalves. 1999. Análise das capturas de amêijoas na Lagoa de Santo Cristo em 1999 e parecer para a emissão de licenças para 2000. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 4/99, 8 p.
Ferraz, R. R., R. S. Santos, G. P. Carreira, J. M. Gonçalves, G. Menezes, H. R. Martins & M. R. Pinho. 2000. Relatório Científico de Actividades do Projecto RIVA - Apoio científico à gestão dos pequenos Recursos de InVertebrados dos Açores. Ano 1999. Arquivos do DOP, Série: Relatórios Internos n.º 2/2000, 31 p.
Ferraz, R. R. & R. S. Santos. 2000. Análise das capturas de Lapas nos Açores em 1999 e Parecer para a emissão de licenças para 2000. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 1/2000, 17 p.
Ferraz R. R., N. Carvalho, F. Tempera, C. Alves & Ricardo S. Santos. 2000. Caracterização do meio marinho para o Plano de Ordenamento da Orla Costeira de São Miguel. Feteiras, Lomba de São Pedro - Relatório Final. Arquivos do DOP, Série Estudos Nº 3/2000, 118 pp.
Ferraz, R.R. & J.M. Gonçalves. 2000. Análise das capturas de amêijoas na Lagoa de Santo Cristo em 2000 e Parecer para a emissão de licenças para 1999. Arquivos do DOP, Série: Estudos n.º 4/2000, 8 pp.

4.4 - Artigos de Divulgação Científica
Ferraz, R. R. 1999. Alguns Invertebrados Marinhos dos Açores. Mundo Submerso n.º 29 (II).
Ferraz, R. R. 1999. A exploração dos invertebrados marinhos dos Açores. Mundo Submerso n.º 37 (II).
Cardigos F., F. Tempera & R. R. Ferraz. 2000. As pequenas delicadezas subaquática I. Mundo Submerso n.º 46 (III).
Cardigos F., F. Tempera & R. R. Ferraz. 2000. As pequenas delicadezas subaquática II. Mundo Submerso n.º 47 (III).
Cardigos F. & R. R. Ferraz. 2002. Os Peixes Escorpião. Mundo Submerso n.º 69 (VI).

5 - Presenças e Participações em Congressos Científicos
1998
· Presença na "XVII Semana das Pescas dos Açores", Horta.
· Participação no "ICES - Annual Science Conference, 86th Statutory Meeting", Lisboa.
· Participação no "III Simpósio Fauna e Flora das Ilhas Atlânticas", Ponta Delgada.

1999
· Participação na "XVIII Semana das Pescas dos Açores", Horta.
· Presença no 34 European Marine Biology Symposium, Ponta Delgada.
· Conferencista convidado para o 10º Encontro Nacional de Educação Ambiental / 2º Encontro Regional de Educação Ambiental, Faial.

2000
· Participação na "XIX Semana das Pescas dos Açores", Horta.
· Presença no Workshop "Islands and Archipelagos: Biodiversity issues seen from the Atlantic", realizado em Ponta Delgada entre 14 e 15 de Maio.

2001
· Participação na "XX Semana das Pescas dos Açores", Horta.
· Presença na "m@rble - Electronic Conference on Marine Biodiversity in Europe". Conferência electrónica que decorreu entre 8 e 26 de Outubro.

2002
· Participação na "XXI Semana das Pescas dos Açores", Horta.
· Organização e participação na reunião do projecto BIOMARE que decorreu na Horta entre 18 a 20 de Abril.
· Organização e participação do II workshop do MOMAR que se realizou na Horta entre 15 e 17 de Junho.
· Organização do Workshop "Planning the Management of Deep-sea Hydrothermal Vent Fields MPAs in the Azores Triple Junction" que se realizou na Horta entre 18 e 20 de Junho.
· Participação no "IV Simpósio Fauna e Flora das Ilhas Atlânticas", Praia, Santiago, Cabo-Verde, entre 9 e 13 de Setembro
· Participação no Encontro Regional de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica, organizado pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros, Madalena, Ilha do Pico, Açores, entre 9 e 10 de Outubro
· Participação no II Workshop de Utilizadores de Sistemas de Informação Geográfica, organizado pelo Centro de Informação Geográfica e Planeamento Territorial da Universidade dos Açores, Madalena, Ilha do Pico, Açores, entre 11 e 12 de Outubro


6 - Comunicações Orais
1998
Ferraz R. R.; G. Menezes & R. S. Santos - O estado actual de exploração e conservação das lapas (Patella spp.) nos Açores. III Simpósio Fauna e Flora das ilhas Atlânticas.
Ferraz R. R. & J. M. Gonçalves - O estado actual de conservação das amêijoas (Ruditapes decussatus) na Lagoa de Santo Cristo, S. Jorge, Açores. III Simpósio Fauna e Flora das ilhas Atlânticas.

2000
Ferraz, R. R., G. P. Carreira, R. S. Santos, J. M. Gonçalves, G. Menezes, H. R. Martins & M. R. Pinho - Apoio científico à gestão dos pequenos Recursos de InVertebrados dos Açores - RIVA. "XIX Semana das Pescas dos Açores", Horta.

2001
Hawkins, S.J., R.R. Ferraz, G.M. Menezes, H.R. Martins & R.S. Santos. 2001. Managing coastal marine resources with special reference to the littoral zone of the Azores. XX Semana das Pescas dos Açores. Horta, Azores, 26-30 March.

2002
Ferraz, R.R., F. Tempera, N. Carvalho, C. Alves & R.S. Santos. 2002. Plano de ordenamento da Orla costeira de São Miguel, contributos para a conservação. IV Simpósio da Fauna e Flora das Ilhas Atlânticas. Praia, Santiago, Cabo-Verde. 9-13 Setembro.

7 - Posters científicos
1998
Ferraz R. R. G. Menezes & R. S. Santos - The limpets marine protected zones in the Azores. ICES CM 1998/U:15.

1999
Ferraz, R. R., J. Gonçalves & R. S. Santos - Pulseiras de identificação para crustáceos - uma denominação de origem. 18ª Semana das Pescas dos Açores.
Ferraz, R. R., T. Castro & G. Menezes - Quantas lapas há no Faial e no Pico. 18ª Semana das Pescas dos Açores.

8 - Outras Actividades
1998
· Pertenceu ao secretariado editorial da revista científica da Universidade dos Açores Arquipélago - Life and Marine Sciences n.º 16 A.
· Apoio científico no Pavilhão dos Açores na Expo98.

1999
· Pertenceu ao secretariado editorial da revista científica da Universidade dos Açores Arquipélago - Life and Marine Sciences n.º 17 A.
· Integrou a equipa presente no Pavilhão do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores presente na EXPO-Pescas 99, Ponta Delgada.

2000
· Pertenceu ao secretariado editorial da revista científica da Universidade dos Açores Arquipélago - Life and Marine Sciences n.º 18 A.
· Pertenceu ao secretariado editorial da revista científica da Universidade dos Açores Arquipélago - Life and Marine Sciences Supplement 2 (Part B).

2001
· Coordenador da exposição de ilustração científica "Peixes Marinhos dos Açores - Uma colecção de ilustrações", integrada na Semana do Mar 2001, que decorreu na Horta durante o mês de Agosto.

2002
· Responsável pelo projecto gráfico, imagem e pela paginação do jornal "Tribuna das Ilhas".
· Guia de mergulho durante o XIV Encontro Nacional de Mergulho Amador organizado pelo Clube Naval da Horta em conjunto com a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, que decorreu na Horta entre os dias 7 a 10 de Junho de 2002.