O que é o ImagDOP?

O núcleo de imagem do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (ImagDOP) iniciou funções em Março de 1996. Desde então é responsável pela angariação, gestão, divulgação e distribuição de imagens no Departamento e entidades que com este cooperam.

Funcionalmente, é constituído por duas secções: recolha e colecção. Para a recolha este núcleo conta com câmaras de vídeo, câmaras fotográficas sub-aquáticas de raíz, máquinas fotográficas terrestres, caixas estanques para equipamento vídeo e fotográfico e diverso equipamento acessório.

Na colecção de imagens o ImagDOP conta inúmeras horas de imagens vídeo sub-aquático original e cerca de 60 mil diapositivos e uma quantidade crescente diariamente de fotografias digitais.

Esta base de imagens deve conter a maior concentração de fotografias relacionadas com os sistemas marinhos dos Açores existente. O ImagDOP conta com diversos colaboradores que nos deixaram o seu espólio quer por razões científicas, quer por razões contratuais.