Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Descoberta de um novo campo hidrotermal nos Açores

fonte A expedição científica Oceano Azul, liderada pela fundação portuguesa do mesmo nome  e na qual se encontram colegas do DOP, acaba de descobrir um novo campo hidrotermal no mar dos Açores, a 570 metros de profundidade e a 111km da ilha do Faial, no monte submarino Gigante. É a primeira vez que uma expedição organizada por uma instituição portuguesa, liderada por cientistas portugueses e utilizando navios e meios nacionais, localiza um campo hidrotermal em águas profundas no território marítimo de Portugal.

De acordo com o nosso colega Telmo Morato, coordenador da equipa da expedição Oceano Azul dedicada aos ecossistemas de profundidade e investigador do IMAR e da Universidade dos Açores,acrescenta que “o campo hidrotermal é composto por múltiplas chaminés de diferentes alturas". Os fluídos hidrotermais "são transparentes, ligeiramente mais quentes que o exterior e ricos em dióxido de carbono". E foram encontradas "evidências da existência de bactérias".

Emanuel Gonçalves, líder da expedição explicou que o facto de uma fonte hidrotermal  a relativamente  baixa profundidade e próxima do Faial permite investigações futuras de forma muito mais fácil. Os campos hidrotermais acessíveis são raros, salientou, explicando que são uma fonte "muito importante de informação" e podem por exemplo ajudar "a entender melhor questões como a origem da vida".

Additional information