Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Concurso para Bolsa de Investigação (BI), Grau Mestre, no âmbito do projeto estratégico MARE

 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) Grau Mestre no âmbito do Projeto estratégico UID/MAR/04292/2013catribuído ao MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através de fundos nacionais (PIDDAC).E desenvolvido pelo IMAR-Instituto do MAR, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta (Ilha do Faial). A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em setembro de 2018.

Área Científica: Biologia Marinha.

 

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir Mestrado em Biologia/Biologia Marinha ou áreas afins. Devem ainda possuir formação e/ou experiência em sistemática animal, especialmente em invertebrados; técnicas laboratoriais de amostragem e preservação de organismos marinhos; manipulação de bases de dados; e gestão de colecções biológicas de referência. Será dada preferência aos candidatos que tenham domínio escrito e falado de inglês. 

Plano de trabalhos: O candidato terá como funções específicas:

1) Organizar e manter a colecção de referência do DOP/UAç (COLETA), especialmente as colecções existentes de invertebrados marinhos do oceano profundo;

2) Processar, catalogar e armazenar organismos recolhidos na sequência de campanhas oceanográficas passadas e em curso no DOP/UAç;

3) Inserir dados biológicos na base de dados da colecção de referência (COLETA) e produzir relatórios de conteúdo;

4) Colaborar na compilação de documentação fotográfica existente do material biológico em colecção e obter imagens do novo material;

5) Preparar e enviar material biológico para especialistas em diferentes grupos taxonómicos;

6) Colaborar em actividades de divulgação cientifica do DOP/UAç.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica dos Doutores João Gonçalves e Marina Carreiro e Silva.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 meses com início previsto em setembro de 2018, ou logo que o processo de seleção esteja concluído.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O bolseiro estará coberto por um seguro pessoal e contribuição voluntária ao sistema nacional de previdência social, de acordo com o Dec.-Lei nº 40/89 de 1 de fevereiro.

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica e a experiência profissional descrita nos requisitos de admissão. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor a capacidade dos candidatos.

Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de julho a  10 de agosto de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt).

Composição do Júri de Seleção: Helder Marques da Silva (Presidente do Júri),  João Gonçalves (Vogal) e Marina Carreiro e Silva (vogal)

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Additional information