Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Anúncio de Contrato de Trabalho a Termo Resolutivo Incerto para funções de Investigador no IMAR – Instituto do Mar

Encontra-se aberto concurso para atribuição de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto, para Investigador Auxiliar no âmbito dos projetos “CONDOR-Campanhas de monitorização anual dos demersais no banco Condor” e “DEMERSAIS- Campanhas de monitorização anual dos demersais”, atribuídos ao IMAR-Instituto do Mar e financiados pelo Governo Regional dos Açores, nos seguintes termos:

1. Área Científica e Técnica enquadradora do contrato de trabalho: Os projectos CONDOR e DEMERSAIS pretendem monitorizar as abundâncias de espécies de peixes demersais e de profundidade na área marinha protegida do banco Condor, e na região dos Açores, respectivamente, através de cruzeiros de pesca com palangre de fundo. Além da monitorização do estado dos recursos demersais, os cruzeiros fornecem dados sobre vários aspectos da ecologia e biologia destas espécies, fornecendo informação útil para uma gestão dos recursos marinhos baseada no conhecimento científico.

O/A candidato/a seleccionado/a estudará diferentes aspectos da biologia e da ecologia de peixes demersais e de profundidade, com particular enfoque na resposta à cessação da pesca na área marinha protegida do banco Condor, nos Açores. O/A candidato/a seleccionado/a colaborará na coordenação e gestão dos projetos, no acompanhamento de alunos, e na elaboração de relatórios e artigos científicos na área do concurso e outras tarefas dos projetos, designadamente:

a. Procedendo à avaliação dos efeitos da cessação da pesca no banco Condor nas espécies comerciais de peixes demersais, a nível de espécies e de comunidade, utilizando dados das campanhas de monitorização com palangre;

b. Procedendo à recolha e análise de dados sobre as actividades humanas na área marinha protegida do banco Condor, em colaboração com os utilizadores da área;

c. Comunicando os resultados aos decisores políticos e utilizadores do banco Condor, fornecendo apoio científico para a gestão desta e de outras áreas similares e  promovendo a divulgação das actividades científicas no banco Condor.

d. Revendo e sintetizando a informação disponível no Departamento de Oceanografia e Pescas sobre as características do ciclo de vida das espécies comerciais demersais dos Açores, para fins de avaliação e gestão.

2. Requisitos: Os candidatos devem possuir:

a. Doutoramento em Biologia Pesqueira, Ecologia Marinha ou áreas afins incluindo Biologia Geral;

b. Conhecimento comprovado na biologia e ecologia de peixes, incluindo biologia e comportamento reprodutivo;

c. Historial de publicações que abrange os vários aspectos da área do concurso, como diferentes aspectos da biologia e ecologia dos peixes, dos ecossistemas de montes submarinos-incluindo os benefícios que geram;

d. Experiência comprovada na comunicação com utilizadores, decisores políticos e o público em geral;

e. Experiência em trabalhos de mar, especialmente em campanhas de pesca com palangre, e na identificação de espécies demersais e de profundidade dos Açores;

f. Bom conhecimento e domínio da língua inglesa tanto ao nível da compreensão como da expressão oral e escrita. Será dada preferência aos candidatos que dominem igualmente a língua portuguesa;

g. Será dada preferência aos candidatos com experiência na supervisão de alunos e capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares, demonstrada através da participação e coordenação de projetos e cruzeiros científicos;

h. Será dada preferência aos candidatos com experiência em gestão e coordenação de projetos;

i. Será dada preferência aos candidatos com elevada motivação e autonomia (carta de motivação).

3. Legislação aplicável e duração do contrato: Código do Trabalho e Regulamentação Interna do IMAR, quando aplicável.

a. O contrato visa satisfazer uma necessidade temporária do IMAR, para a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, cujo contexto se encontra explicitado no Ponto 1, durante o período estritamente necessário para o efeito enquanto durarem os projetos CONDOR e DEMERSAIS.

b. O contrato entrará em vigor na data da assinatura e caduca quando, prevendo-se a ocorrência do termo – fecho dos projetos CONDOR e DEMERSAIS ou cessação, restrição, alteração ou reforma dos respetivos financiamentos de suporte – o IMAR comunique a cessação do mesmo ao Investigador com pelo menos 7, 30 ou 60 dias, consoante o  contrato tiver durado até seis meses, entre seis meses a dois anos, ou mais, respectivamente, não vigorando, em nenhuma circunstância para além do prazo necessário para a execução dos projetos nem podendo exceder o limite legal de duração.

4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR-Instituto do Mar, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores na Horta (Ilha do Faial), no âmbito dos projectos CONDOR e DEMERSAIS.

Remuneração: O/A investigador/a será remunerado com o montante equivalente à categoria de Investigador Auxiliar, índice 195 - regime de exclusividade e receberá todos os outros benefícios previstos na legislação portuguesa.

5. Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a demonstração das competências e experiências indicadas nos requisitos. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor as capacidades dos candidatos.

6. Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de Janeiro a 8 de fevereiro de 2018. As candidaturas devem ser enviadas por email, com objecto “Concurso – CONDOR/DEMERSAIS” para Hélder Marques da Silva  helder.gm.silva@uac.pt  c.c: Sandra Silva sandra.eg.silva@uac.pt , através do envio dos seguintes documentos: carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado com a cópia dos certificados universitários e outros documentos considerados uteis para avaliação da candidatura. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura.

7. Composição do Júri de Selecção: Doutor Helder Marques da Silva (Presidente do Júri); Doutor Mário Rui Pinho (Vogal) e Professor João Gonçalves (Vogal). A composição do Júri de Selecção poderá ser alterada em caso de eventual conflito de interesses com os candidatos concorrentes.

8. Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O IMAR reserva-se o direito de cancelar este processo e de não atribuir o contrato, se nenhum dos candidatos apresentar uma adequada formação académica e qualificações, e / ou não responder às condições e / ou perfil considerado necessário para a execução eficiente do trabalho proposto.

 

Additional information