Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Concurso para Bolsa de Investigação (BI), Grau Doutorado, no âmbito do projeto (IF/01194/2013/CP1199/CT0002) IMAR/BI/IFCT/TM/2017

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Grau Doutorado no no âmbito do Projecto de Investigação Exploratório associado ao contrato Investigador FCT 2013 IF/01194/2013/CP1199/CT0002, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia -FCT e MCTES com a duração de 12 meses com início em setembro de 2017, ou logo que o processo de seleção esteja concluído.

 

Área Científica: Sistemas de Informação Geográfica, análise e modelação de dados espaciais, gestão de bases de dados espaciais, e visualização de dados espaciais, aplicado às ciências do mar. Esta bolsa de investigação enquadra-se no projeto de Investigação Exploratório IFCT “Signature of human disturbances in deep-sea ecosystems” (IF/01194/2013/CP1199/CT0002) e tem como objetivo efetuar uma análise espacial das atividades humanas na Zona Económica Exclusiva dos Açores.

 

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir um grau de doutor em Sistemas de Informação Geográfico ou em áreas afins, e possuir experiência comprovada em gestão e análise de base de dados espaciais. Os candidatos devem também ter experiência comprovada no desenvolvimento de ferramentas de visualização de dados espaciais e preferencialmente experiência no desenvolvimento de modelos preditivos de distribuição de espécies. Boa capacidade de escritas em Inglês, de trabalho em projetos interdisciplinares, de trabalho em equipa e um bom registo de publicações científicas são essenciais.

 

Plano de trabalhos: O candidato terá como funções específicas:

a) Análise de dados do sistema de Vessel Monitoring System para a criação de mapas e formas de visualização do esforço de pesca agregado por frota;

b) Criação de mapas de tráficos marítimo utilizando toda a informação disponível;

c) Dar apoio ao desenvolvimento de modelos de distribuição de espécies do mar profundo;

d) Dar apoio ao Sistema de Informação Geográfico do mar dos Açores;

e) Dar apoio na preparação de relatórios de projeto e na redação de publicações científicas sobre os resultados obtidos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica do Dr. Telmo Morato.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em agosto de 2017, ou logo que o processo de seleção esteja concluído.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1,495 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O bolseiro estará coberto por um seguro pessoal e contribuição voluntária ao sistema nacional de previdência social, de acordo com o Dec.-Lei nº40 / 49 de 1 de fevereiro. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica e a experiência profissional descrita nos requisitos de admissão. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor a capacidade dos candidatos.

 

Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de julho a 10 de agosto de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura. As candidaturas deverão ser enviadas por email para Doutor Telmo Morato (t.morato@gmail.com), cc para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt).

 

Composição do Júri de Seleção: Telmo Morato (Presidente do Júri), e Marina Carreiro-Silva (Vogal), e Christopher K. Pham (Vogal).

 

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Additional information