Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia  Grau Mestre no âmbito do programa estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE, atribuído ao IMAR financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC). A bolsa terá início previsto para  Setembro  de 2017 e uma duração de quatro meses.

 Perfil dos candidatos e critérios de seleção:

Os candidatos devem possuir Mestrado em Gestão ou áreas afins. Devem ainda possuir:

  1. Formação e/ou experiência comprovada em Gestão de Ciência e Tecnologia, na gestão administrativa e financeira de projetos de investigação, preferencialmente ao nível da validação de despesas;
  2. Bons conhecimentos da legislação e procedimentos de Contratação Pública;
  3. Bons conhecimentos informáticos na ótica do utilizador;
  4. Capacidade de planeamento e organização;
  5. Sentido de responsabilidade e boa capacidade de comunicação e de integração em equipas de trabalho;
  6. Será dada preferência aos candidatos que tenham experiência demonstrada na gestão de projetos financiados no âmbito dos projetos e programas estratégicos FCT e EEA Grants.

Plano de trabalhos: O candidato terá como funções específicas no âmbito do projeto estratégico MARE apoiar a gestão administrativa e financeira do projeto e de projetos do MARE/Açores (p. ex. Biometore/EEA Grants), nomeadamente:

  1. Organizar toda a documentação referente aos projetos, incluindo dossiers documentais e inclusão da documentação na base de dados dos projetos;
  2. Preparação e envio da documentação administrativa e financeira aos financiadores e à coordenação MARE;
  3. Preparação de contratos;
  4. Preenchimento dos formulários administrativos e financeiros próprios;
  5. Apoio à preparação de relatórios de projecto;
  6. Apoio à coordenação de projetos MARE com a Instituição de gestão (IMAR)

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) com as alterações introduz idas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de Agosto, que o republicou; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR/Açores, com sede no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Horta

Duração da bolsa: A Bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsível a 1 de setembro de 2017.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, no montante máximo de 980,00€ (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, na formação académica e de outras qualificações complementares. Terá também em consideração as capacidades demonstráveis em gestão de projetos de investigação com especial preferência na gestão de projetos no âmbito dos programas EEA Grants.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de Julho a 8 de agosto de 2017

As candidaturas devem ser formalizadas, e acompanhadas obrigatoriamente dos seguintes documentos: carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado, documentos comprovativos dos graus académicos, e cópia de documento de identificação (BI/CC/Passaporte). O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura.

As candidaturas deverão ser enviadas por email devidamente identificadas com o assunto: “Concurso Bolsa BGCT – MARE /2017” para Doutor Pedro Afonso (p.afonso@mare-centre.pt), cc para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt)

Composição do Júri de Selecção: Doutor Pedro Afonso (Presidente do Júri), Dra. Valentina Costa (Vogal), e Doutor Telmo Morato (Vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio electrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Additional information