Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Concurso para Bolsa de Investigação (BI) Grau Mestre, no âmbito do projeto estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Grau Mestre no âmbito do programa estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE, atribuído ao IMAR financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC). A bolsa terá início previsto para  Setembro  de 2017 e uma duração de quatro meses.

Área científica: Biologia marinha, com ênfase na genómica ecológica de duas espécies de gastrópode à escala do Atlântico Norte. Esta bolsa de investigação tem como objectivo reforçar o grupo de Investigação em Oceano Aberto e Mar Profundo, linha temática de investigação em Biogeografia, Biodiversidade e Evolução. O candidato será integrado num estudo que visa investigar o potencial de adaptação das organismos marinhos às alterações climáticas através da sequenciação de genomas e transcriptomas em amostras populacionais de gastrópodes do género Patella. O candidato será responsável pelo estabelecimento e aplicação de pipelines bioinformáticos em plataforma linux, para análise de dados de sequenciação obtidos por RNA-Seq e RAD-Seq. O candidato deverá demonstrar possuir conhecimentos suficientes para conduzir o plano de trabalhos de forma o mais independente possível.

Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa deverão possuir: (1) Mestrado em Biologia, Biologia Marinha ou afim (requisito obrigatório); (2) experiência avançada em técnicas laboratoriais para estudos de genómica e transcriptómica em invertebrados marinhos, incluindo: extracção de DNA e RNA, construção de bibliotecas de marcadores RAD e de cDNA, conhecimento prático detalhado de métodos de sequenciação de última geração em plataformas Illumina; (3) experiência avançada no uso de pipelines bioinformáticos aplicados à anotação de transcriptomas, análise de expressão génica a partir de dados obtidos por RNA-seq e análise de genómica populacional utilizando dados de RAD-seq; (4) conhecimentos avançados de sistemas operativos linux; (5) experiência na manutenção de invertebrados marinhos em sistemas de tanques com recirculação de água do mar (mesocosmos); (6) proficiência em inglês oral e escrito.

Plano de trabalhos: O bolseiro terá como funções específicas:

  1. Conduzir uma análise bioinformática de dados obtidos por RNA-Seq, relativos a uma experiência de stress térmico realizada com gastrópodes marinhos (Patella spp.) em sistemas artificiais (mesocosmos). O candidato seleccionado deverá implementar os pipelines adequados em servidores linux de forma a conduzir a anotação dos transcriptomas sequenciados, bem como uma análise de expressão génica diferencial entre amostras populacionais submetidas a diferentes graus de stress térmico.

  2. Conduzir uma análise de genómica populacional a partir de dados obtidos por RAD-Seq para duas espécies de gastrópode marinho (Patella spp.).

  3. Participar na escrita de um relatório e duas publicações científicas.

Legislação aplicável: Lei No. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR- Instituto do Mar, com base no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (Horta, Faial), sob a orientação científica da Doutora Inês Martins.

Duração da bolsa: A bolsa terá uma duração de quatro meses, com início a 1 de Setembro de 2017.

Valor da bolsa: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

Avaliação: A avaliação dos candidatos será baseada na informação contida nos seguintes documentos (a fornecer pelo candidato): carta de motivação, curriculum vitae detalhado, fotocópias dos graus académicos e outros certificados, para além de quaisquer outros documentos considerados relevantes para a candidatura. Poderá eventualmente ser necessário proceder a entrevista.

Os critérios de avaliação para cada um dos elementos são os seguintes: carta de motivação (5%), formação académica (15%), experiência avançada em técnicas laboratoriais adequadas ao projecto (30%), conhecimentos em bioinformática adequados ao projecto (35%), conhecimento de sistemas operativos linux (10%), proficiência em inglês (5%).

Prazo e processo de candidatura: O concurso encontra-se aberto de 21 de Julho a 3 de agosto de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações de todos os graus académicos com indicação das classificações obtidas (finais e por disciplina), bem como outros elementos considerados pertinentes para a avaliação da candidatura, como por exemplo cartas de recomendação. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura.

As candidaturas deverão ser enviadas por email (assunto: Concurso BI Mestre-Ecogenomics) para Doutora Inês Martins (ines.martins@mare-centre.pt), cc para Sandra Silva (Sandra.eg.silva@uac.pt).

Composição do júri de selecção: Doutor Helder Silva (Presidente do Júri), Doutora Inês Martins (vogal), Doutor Pedro Ribeiro (vogal).

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final e enviados por correio electrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Additional information