Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Concurso para Bolsa de Investigação Grau Mestre (BI-Mestre) no âmbito do projeto estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Grau Mestre no âmbito do programa estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE, com início previsto para 1 de setembro de 2017 e uma duração de quatro meses.

Área científica: Ciências do mar, mais concretamente instrumentação oceanográfica e modelação. Esta bolsa de investigação tem como objetivo reforçar o grupo de Investigação em Oceano Aberto e Mar Profundo, linha temática de Ferramentas tecnológicas para exploração e monitorização. O candidato irá contribuir para o desenvolvimento do modelo hidrodinâmico e biogeoquímico do monte submarino Condor e irá contribuir na implementação do nó EMSO dos Açores. sob supervisão da Doutora Ana Colaço.

 Requisitos de admissão: Os destinatários da bolsa deverão possuir: (1) Mestrado em Engenharia, Oceanografia ou afins; (2) experiência comprovada em instrumentação oceanográfica (3) conhecimento do panorama internacional em termos de instrumentos e sensores para os observatórios de ponto fixo; (4) experiência comprovada em modelação oceanográfica; (5) proficiência em inglês oral e escrito;

Plano de trabalhos: O bolseiro terá como funções específicas:

  1. Recolha de dados existentes para o modelo hidrodinâmico e biogeoquímico do condor.

  2. Incorporação dos dados no modelo.

  3. Implementação e calibração

  4. Apoio à equipa MARE para implementação do nó EMSO dos Açores.

Legislação aplicável: Lei No. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR- Instituto do Mar, com base no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (Horta, Faial), sob a orientação científica da Doutora Ana Colaço.

Duração da bolsa: A bolsa terá uma duração de quatro meses, com início a 1 de Setembro de 2017.

Valor da bolsa: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores. A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

 

Avaliação: A avaliação dos candidatos será baseada na informação contida nos seguintes documentos (a fornecer pelo candidato): carta de motivação, curriculum vitae detalhado, fotocópias dos graus académicos e outros certificados, para além de quaisquer outros documentos considerados relevantes para a candidatura. Poderá eventualmente ser necessário proceder a entrevista.

Os critérios de avaliação para cada um dos elementos são os seguintes: carta de motivação (5%), formação académica (20 %) conhecimento do panorama internacional em termos de instrumentos e sensores para os observatórios de ponto fixo (40%), experiência comprovada em modelação oceanográfica (15%), experiência comprovada em instrumentação oceanográfica (10%), proficiência em inglês (10%).

Prazo e processo de candidatura: O concurso encontra-se aberto de 21 de Julho a 3 de agosto de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações de todos os graus académicos com indicação das classificações obtidas (finais e por disciplina), bem como outros elementos considerados pertinentes para a avaliação da candidatura, como por exemplo cartas de recomendação. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura.

As candidaturas deverão ser enviadas por email (assunto: Concurso BI-Mestre Observatorios) para Doutora Ana Colaço (maria.aa.colaco@uac.pt), cc para Sandra Silva (Sandra.eg.silva@uac.pt).

Composição do júri de selecção: Doutor Helder Silva (Presidente do Júri), Doutora Ana Colaço (vogal) e Doutora Eva Giacomello (vogal).

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Additional information