Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Anúncio Bolsa de Pós-Doutoramento IMAR/BPD/MARE/ FSA

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do programa estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE, atribuído ao IMAR financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).A bolsa terá início previsto para  15 de Agosto  de 2017 e a duração de  quatro meses e meio.

 

Área Científica: Avaliação de recursos pesqueiros. Esta bolsa de investigação tem como objetivo efetuar uma revisão profunda da informação dependente e independente da pesca disponível nos bancos de dados do DOP resumindo a informação de base necessária como input para a avaliação das principais stocks avaliados no âmbito do ICES. A tarefa principal consiste na análise detalhada das séries temporais de abundância relativa da pesca comercial e dos cruzeiros de investigação por stock e por clusters de espécies incluindo uma revisão do estado de arte das metodologias utilizadas para estandardização. Pretende-se analisar a fiabilidade destas séries temporais estandardizadas para a avaliação. A tarefa deve definir um procedimento standard para este tipo de análise para as espécies consideradas alvo e não alvo.

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir um grau de doutor em ciências do mar ou em áreas afins, e possuir experiência na área da avaliação de recursos pesqueiros (ou na análise de dados ecológicos) dando-se preferência aos candidatos com experiência prática de aplicação de modelos lineares generalizados na análise de índices de abundância.  Os candidatos devem possuir suficiente independência científica para este tipo de análise em ambiente R, demonstrado pelo registo de publicações científicas. Será considerado valor acrescentado a facilidade de escrita em Inglês, um bom registo de publicações científicas e uma boa capacidade de trabalho em equipa.

 

Plano de trabalhos:

 

O candidato terá como funções específicas:

a) Recolha de dados da pesca comercial;

b) Recolha de dados de cruzeiros de investigação;

c) Construção de bases de dados de abundância relativa (ou proxys) e variáveis explicativas relevantes por stock demersal de profundidade;

d) Exploração de modelos lineares generalizados (GLMs) e extensões (GAM, GLMM, ZIP, etc) para estandardização de índices de abundância;

e) Escrever documentos de trabalho e artigos científicos sobre os resultados obtidos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica do Doutor Mário Rui Pinho e Helder Marques da Silva.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 meses e meio, com início previsto a 15 de agosto  de 2017.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica e a experiência profissional descrita nos requisitos de admissão. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor a capacidade dos candidatos.

 

Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 18 de julho de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação com justificação das competências para o cargo, Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura. As candidaturas deverão ser enviadas por email para Doutor Mário Rui Pinho (mario.rr.pinho@uac.pt), cc para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt).

 

Composição do Júri de Seleção: Mário Rui Pinho (Presidente do Júri), Helder Marques da Silva (Vogal), e João Gil Pereira (Vogal).

 

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

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