Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Concurso para Bolsa de Investigação (BI), Grau licenciado, no âmbito do projeto estratégico MARE

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Grau Mestre no âmbito do programa estratégico UID/MAR/04292/2013-MARE, atribuído ao IMAR financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).A bolsa terá início previsto para  Agosto  de 2017 e uma duração de cinco meses.

Área Científica: Biotecnologia marinha, com especial ênfase nos ecossistemas hidrotermais marinhos da Região dos Açores. Esta bolsa de investigação tem como objetivo reforçar o grupo de Investigação MARE Oceano Aberto e Mar Profundo, linha temática de investigação Biotecnologia marinha. Inserida no âmbito da bioprospecção de compostos de origem marinha com potencial utilização em processos biotecnológicos, os trabalhos de investigação terão como ponto de partida, a análise de uma base de dados de sequências de metagenomas, criada a partir de DNA ambiental isolado de fontes hidrotermais dos Açores. O candidato(a) deverá também fazer a caracterização filogenética do biobanco de bactérias marinhas isoladas em diferentes fontes hidrotermais dos Açores e seus ambientes circundantes.

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir um grau de licenciado em Ciências Biológicas, ou Bioquimicas e possuir experiência comprovada em microbiologia marinha incluindo técnicas de extração de DNA ambiental. Os candidatos devem também ter experiência comprovada em estudos de metagenómica e diversidade microbiana, recorrendo à análise de metadados originados a partir de métodos de sequenciação avançada (NGS) utilizando processos bioinformáticos conducentes à caracterização das comunidades microbianas e sua biodiversidade bem como à identificação metagenómica de potenciais sequências codificantes de enzimas com interesse em biotecnologia. O candidatos deverão ter grande capacidade de escrita em Inglês, um registo de pelo menos 2 publicações científicas em revistas da especialidade com arbitragem internacional e uma boa capacidade de trabalho em projetos interdisciplinares. Uma boa capacidade de trabalho em equipa é essencial.

 

Plano de trabalhos: O candidato terá como funções específicas:

a. Preparar material de origem marinha para extração de DNA e subsequente purificação para  sequenciação por “Nex Generation Sequencing”

b. Análise de metadados originados no ponto anterior e aplicação de métodos bioinformáticos como o Qiime, MG-RAST, JGI e Megan, para estudo de biodiversidade microbiana, classificação taxonómica e identificação de genes de interesse biotecnológico.

c. Processamento de material de origem marinha para desenvolvimento de ensaios biológicos.

d. Escrever um relatório e um artigo científico sobre os resultados obtidos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IMAR Instituto do MAR, na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica da Doutora Marina Carreiro e Silva.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em Agosto de 2017.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores. A este valor acresce Seguro Social Voluntário (por apresentação do comprovativo de pagamento) e Seguro de Acidentes Pessoais. A remuneração mensal e o seguro socal voluntário serão pagos mensalmente por transferência bancária.

 

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica e a experiência profissional descrita nos requisitos de admissão. Poderão ser realizadas entrevistas para avaliar melhor a capacidade dos candidatos.

 

Apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de junho a 11 de julho 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão, Curriculum Vitae detalhado e cópia dos certificados de habilitações literárias para Marina  Marina Carreiro Silva email: carreirosilvamarina@gmail.com CC:  Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt).

 

Composição do Júri de Seleção: Helder Marques da Silva (Presidente do Júri),  Inês Martins (Vogal) e Pedro Ribeiro (vogal)

 

Notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de email. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem. O júri reserva-se no direito de não atribuir a bolsa em função da qualidade das candidaturas.

Additional information