Notícias do DOP e do Centro do IMAR da UAc

Concurso para contrato de bolsa de Investigação (Mestre) – IMAR

Encontra-se aberto um período de candidaturas para uma Bolsa de Investigação (nível mestre) com a duração de 24 meses no âmbito do Projeto “Biochronology - Otolith biochronologies: Identifying drivers of regional response and productivity in changing oceans”, do qual o IMAR é uma Instituição Participante, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (ref.no. PTDC/AAGGLO/5849/2014) e coordenado pela da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O projecto Biochronology pretende desenvolver biocronologias-séries temporais biológicas- de otólitos de peixes para estudar as alterações climáticas no ambiente marinho. Através da análise de otólitos, que registam variações ambientais e das taxas de crescimento, e a avaliação dos factores ambientais e bióticos, serão recolhidas informações sobre as respostas biológicas a diferentes escalas temporais e espaciais com o objectivo final de prever os impactos das alterações climáticas sobre o crescimento de peixes.

1.Requisitos de admissão:

Os candidatos devem possuir mestrado ou grau considerado equivalente em Biologia Marinha ou área afim.

Será dada preferência aos candidatos que têm experiência em: trabalho com otólitos, base de dados e análise estatística de dados; elaboração de relatórios e artigos científicos; e com bom domínio da língua portuguesa e inglesa.

O/a candidato/a selecionado/a deverá demonstrar ter capacidade e interesse em trabalhar em grupo; disponibilidade de viajar para alguns períodos de formação e treino bem como ter uma capacidade de trabalhar autonomamente.

2. Funções

O/A bolseiro/a juntar-se-ia a uma equipa de investigação internacional, para fornecer instrumentos de previsão de respostas dos indivíduos marinhos as alterações climáticas.

O/a candidato/a seleccionado/a terá como funções específicas:

1) trabalho em laboratório de preparação e leitura de otólitos de peixes, e construção de biocronologias;

2) recolha de informação e dados sobre variáveis ambientais e biológicas, introdução na base de dados e análise dos dados recolhidos;

4) eventual trabalho de campo, com embarques, amostragem de peixes.

5) colaboração na preparação de relatórios de projecto, artigos científicos para submissão em revistas internacionais, comunicações ou posters.

3. Duração da bolsa, regime de actuação e valor da bolsa

A bolsa terá a duração de 24 meses, começando em 15 de Novembro de 2016. O montante da bolsa corresponde a 980 euro/mês, de acordo com a tabela de valores de subsídios relativos a bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores) à qual acresce o seguro social voluntário por apresentação do comprovativo de pagamento e o e seguro de acidentes pessoais.

4.Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores na Horta (Ilha do Faial), sob a orientação científica do Dr. Gui Menezes.

5.Métodos de seleção:

A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação curricular, tendo em conta a formação académica, outras qualificações e carta de motivação. Além da avaliação global do currículo e da carta de motivação, constituirão parâmetros de classificação a experiência demonstrada no trabalho com otólitos, na análise de dados e familiarização com base de dados; na elaboração de relatórios e artigos científicos, e o domínio da língua portuguesa e inglesa. Cada um dos parâmetros será classificado até um máximo de 5 pontos, após atribuição de um factor de ponderação (de 1 a 5).

6.Composição do Júri de Selecção:

Doutor Gui Menezes (Presidente do Júri); Doutora Eva Giacomello (Vogal) e Doutora Marina Carreiro-Silva (Vogal).

7.Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão apresentados através de lista ordenada por pontuação final obtida e enviados por correio eletrónico a todos os candidatos, sendo o candidato aprovado notificado através de e-mail. Caso a decisão seja desfavorável os candidatos dispõem de um prazo de 5 dias úteis para se pronunciarem.

O júri reserva-se ao direito de não atribuir o contrato em função da qualidade das candidaturas.

8.Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto de 18 a 31 de Outubro de 2016.

A candidaturas devem ser formalizada acompanhada dos seguintes documentos: certificado de habilitações literárias, Carta de motivação com justificação das competências para o cargo em questão e Curriculum Vitae detalhado com os documentos comprovativos necessários. O não envio dos documentos solicitados será motivo para exclusão da candidatura.

As candidaturas deverão ser enviadas por email devidamente identificadas com o assunto: “Bolsa Biochronology” para Eva Giacomello (eva.giacomello@mare-centre.pt) cc para Sandra Silva (sandra.eg.silva@uac.pt).

Additional information